FERNANDO PRESTES 2001-2018

Ladrão rouba casa em Agulha e esquece sacolinha com pertences

Publicado em 27/05/2017 as 4h30

 

Na tarde de 26/05 por volta das 14h a residência de A.C.B. foi roubada no distrito de Agulha e durante a fuga o ladrão esqueceu uma sacola com algumas ferramentas em seu interior (foto nesta página). 

 

Segundo a polícia o ladrão entrou no imóvel  por um dos portões que não estava trancado e rendeu a funcionária  da casa ainda na área de serviço  anunciando o roubo.

 

O criminoso que portava um revólver foi em seguida ao interior da residência rendendo também a proprietária  A.C.B., na sequência amarrou as mulheres com fita adesiva  e vasculhou tudo em busca de objetos  de valor. 

 

O investigador Mauro Zancheta, que atendeu a ocorrência juntamente com o policial militar Piotto, disse que provavelmente o ladrão veio para fazer furto e ao entrar na residência encontrando algum funcionário ou o proprietário passa a executar o roubo (quando há  violência ou grave ameaça à pessoa).

 

Conforme o relacionado na ocorrência policial o ladrão roubou um celular, roupas, acessórios  pessoais  e certa quantia  em dinheiro. Segundo investigações preliminares efetuadas pelos policiais, o criminoso fora visto em Agulha antes de ter praticado o crime pilotando uma motocicleta de cor preta pelas ruas e com a sacola “esquecida” nas costas.

 

 

 

 

 

 

 

 

POL Roubo Agulha.jpg

Agulha promove o 9º Encontro de Veteranos

Publicado em 22/01/2017 as 7h40


O futebol esteve em festa em Agulha no último dia 21/01. O distrito promoveu o 9º Encontro de Veteranos que atuaram no Agulha Futebol Clube desde a década de 1970.


O encontro organizado por uma comissão de agulhenses teve apoio da Prefeitura Municipal de Fernando Prestes. Após as partidas de futebol no Estádio Municipal “Sigismundo Bassoli”  entre os veteranos e convidados aconteceu no Centro Comunitário uma grande  confraternização entre todos os atletas e convidados.


Um dos fatos marcantes do encontro deste ano foi à rápida recuperação do estádio municipal que estava em situação precária de abandono. Houve a pronta intervenção da municipalidade através de servidores e até de voluntários que não mediram esforços para tudo estivesse em ordem no dia do evento.


 

MAIS FOTOS


Moradora de Agulha fará 103 anos no próximo dia 10/12

Iraci arrumando o cabelo da mãe antes da "foto oficial"


Agora sim. Um sorriso e um clik


Dona Alaria tratando o Scoob. O Pretinho estava sem fome e não apareceu na foto. No detalhe o CPF da anciã constando sua data de nascimento

Publicado em 27/11/2016 as 7h40


Prestes a completar 103 anos de vida no próximo 10/12 “Vó Cida”, como é chamada por todos os familiares e amigos,  reside em Agulha no município de Fernando Prestes com os filhos Iraci e Oswaldo.


Natural de Arealva-SP (35 km de Bauru), Alaria Apparecida nasceu em 10/12/1913, sendo terceira filha do casal de lavradores Julio Cândido da Roza e Cândido Honorato da Conceição. Ficou nessa região até os 72 anos quando já viúva foi morar com uma de suas filhas, Iraci, em Matão-SP e em seguida para o distrito de Agulha em março de 1996.

Vó Cida contou que  se casou em 1931 com Paulo Francisco de Campos e tiveram dez filhos, sendo três já falecidos.  Tem ainda 25 netos e um trineto.


Perguntada sobre o segredo de sua longevidade, Vó Cida disse que não tem nenhuma dieta especial, mas sempre teve uma vida controlada principalmente na alimentação. Confessou adorar polenta com leite. No entanto, sua filha Iraci que acompanhou a entrevista disse,  que as vezes pede um pedaço do X Burguer que um dos bisnetos chega em casa comendo durante a noite. – tenho medo que ela passe mal – observou Iraci.


Segundo a filha, apesar de não saber ler e escrever, dona Alaria é muito boa nas contas do dia a dia. “Naquela época eu e minhas irmãs ajudavam meu pai lida nos cafezais e não tinha tempo para ir à escola” justificou a anciã.


Rotina

Devota de Nossa Senhora, Vó Cida se queixa que pouco sai de casa, nem mesmo na igreja assistir as missas. Disse que mensalmente o padre vem até sua residência lhe trazer a comunhão.  Indagada sobre algum sonho pendente respondeu com simplicidade que não tem nada não. “Já vivi até aqui querer mais o que. Tá bom” disse.


No dia a dia dona Alaria passa seu tempo em fazer pequenas tarefas domésticas, como lavar sua própria roupa, ajudar na cozinha e toda manhã dar comida aos cachorros: o Scoob e o Pretinho. Vez ou outra vem até Fernando Prestes acompanhada pela filha receber sua pensão.


Um pouco entristecida, ela reclama que não é aposentada apesar de ter trabalhado tanto na vida, e o dinheiro que “recebe do governo” trata-se de uma pensão de um salário mínimo deixado pelo falecido marido.





Agulha realiza a 85ª festa para celebrar o padroeiro São Sebastião

Publicado em 24/01/2016 as 19h

A comunidade católica do distrito de Agulha comemorou entre os dias 9 e 20/01 o padroeiro São Sebastião. Essa foi a 85ª edição da festa e a  parte religiosa começou em 11/01 com a novena ao santo e a social nos dias 9, 17 e 20/01. No dia 20/01 houve missa solene as 18h30 e em seguida uma procissão de féis conduziram o andor de São Sebastião pelas ruas do distrito.


Durante os fins de semana aconteceram leilões de prendas e assados, do gado e a apresentação de vários shows, Cezar Mendes, Gabriel Fernando e banda, Junior Viola & Adriano, Banda Auto Retrato e, Well Moreno e Paulatti.


A comissão de festas desse ano foi composta por Emerson Luiz Bigolotti, Edson Lúcio Belucci (Xodó), Sandro Rogério Domineli e Ademilson Pereira de Almeida (Polaco) e os leilões foram conduzidos pelo leiloeiro Bassolinho.


No dia 19/01, durante a missa foi homenageada Iara Maristela Pasquini da Silva, autora da letra do “Hino de São Sebasitão”, composta há 15 anos em parceira com Euclides Câmara.

A primeira festa em louvor a São Sebastião no então povoado de Agulha aconteceu em 1931, pois a “vila” seria elevada a categoria de distrito após a emancipação politico administrativa de Fernando Prestes, que num acordo entre as lideranças políticas essa uma condição para a doação por parte de Taquaritinga a uma área de terras que foi incorporada ao recém-criado município em 1935.



Publicidade




Atleta de Agulha é campeã da Copa Libertadores da América

Atualizado em 12/11/2015 as 7h

Kemily Matias, 25 anos, jogadora da equipe de futebol feminino da Ferroviária (Associação Ferroviária de Esportes), de Araraquara, venceu a Copa Libertadores da América, no último dia 08/11.


A Ferroviária bateu o Colo Colo, do Chile, por 3 a 1 no Estádio Atanasio Girardot, em Medelín, na Colômbia. No confronto final entre a equipe Ferroviária e o Colo Colo as brasileiras resolveram já no primeiro tempo com dois gols de Tábatha e um da lateral-esquerda Barrinha. Ainda na primeira etapa da partida a atacante Gloria Villamayor, paraguaia, que atua no futebol feminino chileno descontou com um gol de pênalti.


As “guerreiras grenás (que significa cor bordô)” como são carinhosamente chamadas pelos desportistas e torcedores araraquarenses desfilaram em carro aberto pela cidade e foram recepcionadas com festa no Estádio Fonte Luminosa.


Trajetória

Apesar de ter estreado como profissional na Ferroviária em 2006, nesta temporada Kemily foi contratada em junho passado e, conforme entrevista para A Trombeta, a jogadora está muito orgulhosa de fazer parte dessa conquista histórica para o clube.


Além da Ferroviária, Kemily já atuou em vários clubes brasileiros: Clube Atlético Mineiro (MG), Palmeiras (SP), São Caetano (SP), Bangu (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Tangará da Serra (MS) e Vitória de Santo Antão (PE). A atleta tem em seu currículo seis campeonatos regionais: Campeã Paulista sub-18 em 2007



(Ferroviária), Campeã Paranaense em 2010 (Foz do Iguaçu), Campeã Matogrossense em 2012 (Tangará da Serra), Campeã Mineira em 2012 (Atlético Mineiro) e Bi Campeã Pernambucana em 2014 e 2015 (Vitória de Santo Antão).

Além desses seis títulos de campeã ela foi vice-campeã da Copa do Brasil 2010 com o Foz Cataratas, vice-campeã do Torneio Internacional Interclubes em 2011 (Foz Cataratas), 3º colocado na Universíade com a Seleção Brasileira Universitária na Russia (Kazan) em 2013, bi campeã dos Jogos Abertos do Interior ( 2007 e 2013) e bi-campeã dos Jogos Regionais do Interior (2005 e 2013).


Em 2015, durante os Jogos Olímpicos Universitários, que aconteceram em Gwangju na Coréia do Sul, Kemily Matias foi a porta bandeira da delegação brasileira.


Ao concluir sua entrevista Kemily fez alguns agradecimentos, “a Deus por permitir realizar esse meu sonho de ser campeã da América; à minha família por sempre estar presente na minha vida sempre me fortalecendo e me dando o suporte necessário para derrubar barreiras”. Também agradeceu a população de Agulha e Fernando Prestes “que sempre estão torcendo por mim e isso também me incentiva a ter vôos mais altos. Meu recado é para que as pessoas não desistam dos seus sonhos, mesmo que ninguém acredita em você, pois só temos uma vida e nós temos a incumbência de não transferir responsabilidades e fazer o possível para tornar o sonho em realidade”, concluiu Kemily.




Pró Saude deixa de atender Agulha e Prefeitura Municipal de F. Prestes assume parcialmente as atividades que eram desenvolvidas

Após ter atuado no distrito por 15 anos a Pró Saúde deixou de assistir ações sociais em Agulha. Decisão da nova diretoria da Pró Saúde, que não conta mais com a presença dos agulhenses Paulo Camara e Carlos Massarente, deixou de atender dezenas de crianças, adolescentes, idosos e desamparando ainda 24 funcionários que foram demitidos

Publicado em 21/08/2015 as 5h

A partir do dia 31/08 a Pró Saúde deixará definitivamente de atender projetos que desenvolvia desde 1998 no distrito de Agulha. Segundo uma fonte que preferiu não ser identificada, a decisão por parte da entidade de deixar as ações sociais que desenvolvia em Agulha, vem acontecendo desde que os agulhenses


Paulo Câmara e Carlos Massarente deixaram de fazer parte da atual diretoria.

Segundo a fonte, representantes da nova diretoria disseram que a entidade não poderia gerir integralmente os três projetos (Centro de Convivência da Criança e Adolescente – Cecca, Centro de Convivência do Idoso e Projetos Sociais) sem uma participação financeira da Prefeitura Municipal de Fernando Prestes, chegando a apresentar uma proposta de recebimento de R$150.000,00 para continuarem em Agulha.


Diante da inviabilidade de arcar com esse montante financeiro que seria repassado a Pró Saúde, a Prefeitura Municipal resolveu assumir parcialmente as ações sociais.  A “creche” (Cecca) e o CCI não terão seus trabalhos interrompidos e as crianças e os idosos continuarão sendo atendidos, o que não acontecerá com os “Projetos Sociais”, que terão suas atividades suspensas.


Funcionários

Os funcionários que eram mantidos pela Pró Saúde, cumprem aviso prévio e serão demitidos. Ainda conforme a fonte, a Prefeitura Municipal fará um Processo Seletivo, possivelmente no próximo mês, para contratação temporária de servidores, mas conforme a legislação vigente deverá ser aberta à todos, inclusive para os ex-funcionários.


A Prefeitura Municipal de Fernando Prestes colabora, desde as gestões passadas com a Pró Saúde, fornecendo toda a alimentação e prédio para o CCI, leite e pães para a “creche” e ainda participação no aluguel dos prédios que abrigam o Cecca e o Projetos Sociais.


Um grupo de ex-funcionários e a prefeitura de Fernando Prestes solcitaram Pró Saúde que seja feita a doação do mobiliário e de outros bens, tais como instrumentos musicais que eram usados na orquestra, computadores, ares-condicionados, fogões, utensílios de cozinha, etc..


CLIK AQUI E DEIXE SEU COMENTÁRIO


"Creche" de Agulha faz festa junina

Publicado em 04/07/2015 as 6h
O Centro de Convivência da Criança e do Adolescente - Cecca, "Pe João Biagioni" do distrito de Agulha promoveu para suas crianças em 01/07 um animado arraial em alusão as festividades aos santos juninos comemorados nesta época do ano. 

A comemoração reuniu todas as crianças em período integral que apresentaram danças, brincaram com jogos de argola, pescaria e receberam um lanche especial, bolo de fubá, pipoca e doces.

Galpão que funciona fábrica de estopa pega fogo em Agulha

Publicado em 12/06/2015 as 12h







Pró Saúde comemora Páscoa em Agulha
Publicado em 08/04/2015 as 18h10
Agulha realizaram eventos alusivos a Páscoa durante a Semana Santa.

O Projeto Sociais realizou entre os dias 30/03 a 01/04 o Projeto Páscoa com uma série de atividades sobre a história da Páscoa.

Para as crianças foram confeccionadas máscaras, e os adolescentes e monitoras tiveram as caras pintadas. Durante as atividades, as monitoras de forma simples, transmitiram às crianças que a Páscoa significa dizer sim ao amor e à vida, que é a maior festa do Cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida". Que a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.

Entre os seus símbolos encontram-se o Ovo de Páscoa”, que simboliza o nascimento, e o Coelhinho”, este último por ser um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas; sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos. Em seguida as crianças receberam lembrancinhas de chocolate.

As crianças do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente - Cecca “Pe João Biagioni” - comemoram com muita alegria a festa da Páscoa no dia 31/03. Depois de assistirem a um vídeo sobre data festiva as 

crianças realizaram uma apresentação: “Hora da cantada” onde apresentaram as cantigas de Páscoa. Após a apresentação todos lancharam e em seguida o coelho apareceu com uma cesta de ovos e distribuiu para todos.A alegria estava estampada no rostinho de cada uma delas, e foram de encontro com um grande abraço no coelhinho.

O Cecca também comemorou neste mês de março 17 anos de atividade em Agulha, sendo a primeira entidade assistencial não governamental no distrito. Segundo sua diretora Daniela Pasquini Zaché, o Cecca está atendendo a segunda geração de agulhenses. “Os pais de nossas crianças de hoje inauguraram nossa entidade há 17 anos e isso é motivo de orgulho para nós”, disse Daniela.

O Centro de Convivência do Idoso – CCI fez sua comemoração em 01/04, quando aconteceram atividades dinâmicas, brincadeiras e confecção de lembrancinhas. Foi transmitido para os integrantes o verdadeiro sentido da Páscoa.

Também foi servido um almoço, com o cardápio específico para a época da Páscoa e penitências, logo após foram entregues os ovos doados pela Pró-Saúde juntamente com a lembrancinha que os próprios confeccionaram e também receberam pelas mãos do sub prefeito municipal Adilson Ascêncio e esposa os ovos doados pela Prefeitura Municipal de Fernando Prestes.
Agulha comemora o padroeiro São Sebastião
Publicado em 24/01/2015 as 08h20







Pró Saúde faz festa de confraternização de fim de ano
Publicado em 25/12/2014 as 20h






Agricultor é encontrado morto no interior de seu carro em Agulha
Publicado em 02/12/2014 as 15h15
No último dia 01/12 o agricultor e orquidófilo Antonio Laércio Mudelão, foi encontrado morto no interior de seu veículo na altura do quilômetro três da estrada vicinal que liga o distrito de Agulha a Vila Negri (desvio do pedágio). Segundo a polícia o corpo de Mudelão não apresentava sinais de morte violenta e possivelmente foi acometido por um mal súbito.

Apesar de residir em Taquaritinga, Mudelão é de uma tradicional família de Agulha, onde possuía propriedades rurais. Pela situação que foi encontrado pela polícia, Mudelão estava vindo em direção a Agulha pela estrada municipal que faz a ligação com Vila Negri.




Agulha tem manhã agitada com o “1º Passeio Super Férias”

Publicado em 20/07/2014 as 15h











Acmfea_passeio_agulha.jpg

Crianças de Agulha encenam “Coroação de N. Senhora”

AG_coroa__o_pro_1.jpg
AG_coroa__o_pro_4.jpg