Começa a 169ª festa em Aparecida de Monte Alto

Publicado em 30/08/2017 as 7h50

 

Na manhã desta quarta-feira, 30/08, teve início a 169ª Festa de Nossa Senhora da Conceição Montesina no distrito de Aparecida de Monte Alto. Oficialmente, o padre Sebastião Viana, após uma procissão entre a Igreja Velha e a Igreja Nova, sob a música da Banda Santa Cecília, abriu os festejos em louvor à Virgem Montesina.

 

O evento que atrai milhares de turistas e romeiros começa hoje e termina no próximo dia 10/09.  Serão 12 dias de festa celebrando além de Nossa Senhora, São Sebastião e Divino Espirito Santo.

 

A parte social da festa deste ano será realizada no grande pavilhão de eventos que foi inaugurado recentemente, durante a 3ª Festa da Queima do Alho.

Veja programação completa da festa em http://www.jornalatrombeta.com.br/eventos

________________________________________________________________________________________________
Escola de Aparecida é furtada duas vezes em 15 dias

Publicado em 14/08/2017 as 9h

 

Em 15 dias a Escola Municipal “Profª Floripes de Carvalho Motta” do distrito de Aparecida de Monte Alto (Monte Alto-SP) foi furtada duas vezes. Nas duas ocasiões os ladrões furtaram oito notebooks que equipavam a sala de informática.

 

O primeiro caso aconteceu em  27/07 quando pessoas não identificadas arrobaram uma porta que dá acesso a lavanderia da escola. A partir deste cômodo os ladrões ganharam o interior do estabelecimento levando da sala de informática cinco notebooks.

 

No furto de hoje, 14/08, , os criminosos acessaram pelo mesmo local, apesar de ter sido instalado um alarme na porta da lavanderia. O dispositivo não funcionou por ter sido colocado na parte superior da porta e os ladrões arrombaram a parte inferior.

 

A diretora da escola Izabel Nacaratto, disse estar preocupada com a segurança do local. “Isso aqui é um espaço público e dificilmente os bens furtados serão repostos ficando dessa forma a educação de nossas crianças prejudicada” lamentou  a diretora.

 

A escola de Aparecida atende cerca de 100 crianças e adolescentes que estão matriculados no ensino infantil, fundamental 1 e Centro de Recreação Municipal (Cerem). A entidade está abrigada num prédio bem cuidado pela Prefeitura Municipal, mas, no entanto faltam alguns dispositivos de segurança. Os notebooks  subtraídos na escola são da marca CCE e Positivo nas cores preta e amarela, com monitor de 14 polegadas.

 

Outros furtos

Segundo Mara Motta, moradora do distrito os furtos na escola não foram os únicos e enumerou outros: “na sorveteria, no restaurante e no Bar do Rato”. Ainda segundo Mara os furto acontecem  sempre quando os proprietários ou responsáveis estão ausentes. Sem contar algumas tentativas, quando os criminosos não conseguiram consumar os delitos.

 

Outra moradora,  Leila Rosa Soares disse que está assustada com a escalada de crimes dessa natureza em Aparecida. “Aqui sempre foi um lugar tranquilo e agora não podemos mais sair de casa por medo dos ladrões” disse Leila.

Escola AP 2.jpg

A diretora Izabel Nacaratto mostra a bancada vazia onde estavam os notebooks

Escola AP 1.jpg

Fachada da escola municipal no distrito de Aparecida de Monte Alto

Escola AP 3.jpg

Vista da porta arrombada e da bancada vazia na sala de informática

Escola AP 4.jpg

Porta da lavanderia por onde os ladrões acessaram o interior do prédio da escola

__________________________________________________________________________________________

Aparecida inaugura mega pavilhão de festas

Publicado em 23/07/2017 as 17h30

 

Em apenas um ano Aparecida de Monte Alto anuncia, constrói e inaugura um mega pavilhão de eventos de 2.665m². O anúncio da construção foi na festa patronal de setembro de 2016 e hoje já está apto para realização de eventos sendo inaugurado com a 3ª Festa da Queima do Alho.


O evento programado para atender aproximadamente 1.200 pessoas também serviu para o descerramento oficial da placa inaugural do local que recebeu o nome“Pavilhão de Festas Dr Aurélio Nardini” em homenagem ao falecido proprietário da Usina Nardini que doou o terreno para a realização do empreendimento.

O pavilhão de festas é uma benfeitoria da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Montesina e a partir desta data, muito comemorada por todos os envolvidos direta ou indiretamente em sua realização, abrigará os eventos religiosos e sociais do distrito de Aparecida de Monte Alto com capacidade de 4 mil pessoas sentadas.

 

Segundo Vagner Borges, presidente da comissão de finanças, ainda faltam alguns detalhes para que o pavilhão esteja totalmente pronto: parte elétrica, acabamento em alguns boxes de alimentação, caixa e camarim. A comissão pretende ainda fazer um novo banheiro feminino para a festa de setembro.


Aparecida terá a “1ª Festa Italiana” em maio próximo

Publicado em 10/04/2017 as 8h10


O padre Sebastião Viana Junior anunciou na Missa de Ramos no último domingo, 09/04, que o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina estará realizando a “1ª Festa Italiana” em 06/05.


Segundo o padre Sebastião a ideia é prestar uma homenagem aos imigrantes italianos que povoaram a região nas duas primeiras décadas do século passado e muito contribuíram para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil.


Nesse dia 06/05, o evento será aberto por uma missa rezada em italiano, com folheto traduzido para o português, para que os participantes possa acompanhar a cerimônia. Em seguida haverá um jantar com comidas, bebidas e músicas italianas.


Queima do Alho

A Comissão de Obras do Santuário anuncia também, que será realizada em julho próximo, a festa da queima do alho já no novo pavilhão. Esse evento servirá para arrecadar fundos para a continuidade das obras no pavilhão e também para mostrar aos participantes e colaboradores o que está sendo construído. Os membros da comissão, juntamente com o padre Sebastião já estão definindo a data que será amplamente divulgada posteriormente.

Missa de Ramos na Igreja de Nossa Senohora da Conceição Montesina em Aparecida de Monte Alto



MUTIRÃO DA FÉ E TRADIÇÃO

O pavilhão de festas em Aparecida estará pronto em setembro

Atualizado em 29/03/2017 Publicado em 28/03/2017 as 8h15


Não é apenas a fé que deve ser considerada no trabalho voluntário que vem acontecendo na construção do mega pavilhão de festas em Aparecida de Monte Alto, mas sim o empenho de moradores que tradicionalmente sempre colaboraram com as ações desenvolvidas pela comunidade de Nossa Senhora da Conceição Montesina.


O anúncio da construção do galpão  de 2.665m² foi feito na festa patronal em setembro de 2016 e hoje após seis meses a evolução do empreendimento é visível. A estrutura metálica da cobertura já está pronta e aguarda alguns detalhes para receber as telhas. O mutirão entra em ação nas obras básicas de nivelamento do piso e a meta do presidente da comissão de finanças da paróquia Vagner Borges e que tudo esteja pronto até julho próximo.


Vagner disse, que a comissão pretende realizar uma festa da queima do alho assim que o pavilhão estiver pronto para arrecadar recursos e pavimentar o piso. O presidente da comissão salienta que o empenho da comunidade, doadores, colaboradores e fiéis trabalhadores que cedem um pouco do tempo para colaborar nos mutirões que acontecem nas manhãs de sábado.


Doação

A viabilização do pavilhão de festas passou por várias etapas. Teve início com a doação em 2011 pelo Grupo Nardini, através da presidenta Guiomar Della Togna Nardini, da área de terra. A partir de então começou os planos e sonhos dos envolvidos com o Santuário da Virgem Montesina e com o distrito de Aparecida de Monte Alto. Foi formada então, uma comissão de festas permanente que também cuidaria de alguns empreendimentos ligados à paróquia.


O grupo presidido por Vagner Borges conta com o apoio e colaboração, não apenas de moradores de Aparecida, mas sim de pessoas de muitas cidades da região e “é essa união que nos faz cada vez mais fortes” concluiu.



Livro de ouro

O padre Sebastião Viana Junior, responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Montesina, comemora o feito juntamente com a comissão e lembra que o livro de ouro onde são anotadas as doações está aberto. Salienta que quem quiser colaborar com quantias em dinheiro para conclusão do pavilhão serão muito bem vindas pois ainda faltam as partes elétrica, hidráulica, pavimentação do piso e outras benfeitorias. O livro de ouro com a relação dos doadores ficará para sempre exposto na igreja em lugar de destaque para que os fiéis, romeiros e visitantes do santuário possam conhecer os benfeitores do novo pavilhão.



 INSIRA AQUI SUA PUBLICIDADE

(16) 9 9725-9952​



Mutirão - a partir da esquerda - Vagner Borges, Valdemar Domingues, Ubirael Nacarato, Toninho Ravazzi, James Lima, João Antonio Trunfin, Raul Motta e Kieder Ravazzi


Cobertura aguardando a colocação das telhas


Voluntários abrindo o alicerce do arrimo para nivelamento do piso do pavilhão



O maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana se apresentam em Aparecida de Monte Alto

Publicado em 23/07/2016 as 19h


Por José Saul Martins


Se os habitantes do interior vivem à margem de arrojadas produções culturais e atividades de entretenimento imaginem as pequenas cidades como a centenária Aparecida de Monte Alto e sua vizinhança. É comum, metropolitanos natos perguntarem aos moradores destas plagas: “nossa o que vocês fazem de legal aqui?”. Resposta: “não temos tantas coisas legais para fazer, mas quando temos ajudamos até o maestro João Carlos Martins entoar o primeiro movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven”. Foi assim mesmo, de casa (igreja) cheia que a Orquestra Bachiana Sesi-SP e o maestro João Carlos Martins foram recebidos pelos mais de 2000 ávidos espectadores interioranos em Aparecida de Monte Alto no dia 22/07.


A apresentação do renomado maestro e orquestra no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina aconteceu por iniciativa do Serviço Social da Indústria – Sesi-SP. O evento teve entrada franca, mas os interessados tiveram que retirar os convites no Sesi em Monte Alto.


​Segundo página no site do Sesi-SP (http://www.sesisp.org.br/cultura/musica/bachiana-filarmonica-sesi-sp.html) o maestro João Carlos Martins é considerado um dos maiores

intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e hoje atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no séculoXX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.


Ainda segundo o site do Sesi, a Orquestra Bachiana Filarmônica é formada

 por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, sob a direção do maestro João Carlos Martins, representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Contribuindo para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais, levando a cultura da música erudita a milhares de brasileiros, apresentando-se no interior do Estado, em periferias das grandes cidades e em renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística. Veja mais emhttp://www.fundacaobachiana.org.br/


CLIQUE AQUI E DEIXE SEU COMENTÁRIO


Ciclistas fazem romaria ao Santuário da Virgem Montesina

Publicado em 17/07/2016 as 16h50

Neste domingo, dia 17, ciclistas de várias cidades da região estiveram presentes no distrito de Aparecida de Monte Alto visitando o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina.


As 10h houve uma missa celebrada exclusivamente para os romeiros. Os participantes começaram a chegar ao distrito logo pela manhã por volta das 8h e foram se juntando aos familiares, equipes de apoio e outros grupos de ciclistas.


Após a missa dos ciclistas a comissão que administra o santuário proporcionou um almoço churrasco no pavilhão de festas e contou com a participação de centenas de pessoas. Os recursos arrecadados são em prol a continuidade das obras de reforma do santuário.



Aparecida terá apresentação inédita do maestro João Carlos Martins e Orquestra Bachiana

Publicado em 03/06/2016 as 7h

O Distrito de Aparecida de Monte Alto receberá no próximo dia 22/07 às 20h o maestro João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica – Sesi-SP.


A apresentação será no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina e os convites serão gratuitos e limitados. O Santuário possui acomodações para 2 mil pessoas. A iniciativa e organização é do Serviço Social da Indústria – Sesi-SP e os interessandos em adquirir um convite devem procurar a partir do dia 11/07 a unidade do Sesi de Monte Alto à Rua Paschoale di Madeo, 301  no Jardim Boa Vista e também na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus em Monte Alto. Maiores informações pelo telefone (16) 3242-1240.


Segundo página no site do Sesi-SP (http://www.sesisp.org.br/cultura/musica/bachiana-filarmonica-sesi-sp.html) o maestro João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e hoje atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.


Ainda segundo o site do Sesi, a Orquestra Bachiana Filarmônica é formada

 por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, sob a direção do maestro João Carlos Martins, representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Contribuindo para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais, levando a cultura da música erudita a milhares de brasileiros, apresentando-se no interior do Estado, em periferias das grandes cidades e em renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística. Veja mais em http://www.fundacaobachiana.org.br/

O maestro João Carlos Martins regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica. Imagem extraída de www.memorial.org.com.br


CLIQUE AQUI E FAÇA SEU COMENTÁRIO


Aparecida tem almoço em prol às obras do santuário

Publicado em 18/04/2016 as 09h15

O distrito de Aparecida de Monte Alto foi movimentado no último domingo, dia 17/04. Começou com a missa as 9h com a presença de muitos fiéis e romeiros e em seguida centenas de pessoas participaram de um almoço no pavilhão de festas ao lado da igreja.


Durante a missa houve a participação de um coral de Monte Alto, formado por componentes de vários grupos e equipes de canto. Segundo Miriam Pereira de Souza Consoni, 68 anos, a acordeonista do grupo, que faz parte do Coral Senhor Bom Jesus, essa formação acontece quando “vamos

representar Monte Alto em outras cidades”. Entre vocais e músicos o

grupo que veio a Aparecida era composto por quase duas dezenas de pessoas, representantes das comunidades de Santa Rita, Senhor Bom Jesus, São Luiz Gonzaga, São Cristovão, São Judas Tadeu e São João Batista.


Ao término da missa celebrada pelo padre José Munhóz, houve no pavilhão de festas um almoço, com sorteio de brindes e música de viola que se estendeu até às 15h. Segundo a comissão organizadora a renda líquida é para a continuidade das obras no santuário.


Padre Altair é afastado da Paróquia de Aparecida de Monte Alto

Atualizado em 19/02/2016 as 15h

Em nota oficial divulgada na tarde de 16/02 a Diocese de Jaboticabal comunica que foi instituído um Processo Administrativo Canônico em que o padre Altair Tonon está envolvido. O comunicado da diocese, não menciona sobre o afastamento, mas é sabido que o padre Altair deixou a Casa Paroquial no dia de ontem.


Informações que circularam nas redes sociais mencionam que o Padre Altair foi residir em Vista Alegre do Alto em casa cedida por amigos.


Em relação mudanças na gestão administrativa e religiosa do Santuário de Nossa Senhora da Conceição nada foi divulgado oficialmente pela Diocese de Jaboticabal.


Breve históricoAinda seminarista Altair Tonon  começou a trabalhar em Aparecida de Monte Alto em meados da década de 1980. Com estilo empreendedor começou uma reforma importante na igreja em Aparecida. Hoje o local é considerado um Santuário Diocesano graças a seu empenho e a igreja é motivo de visitação de milhares de fiéis e turistas.

Desde o ano de 2014 a administração da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Montesina de Aparecida de Monte Alto, sob os cuidados de padre Altair vinha sendo “acompanhada com preocupação” pela cúria, tanto que ele foi afastado do conselho administrativo. Na ocasião foi nomeado como administrador o padre César Guiaro, de Viradouro sendo auxiliado pelos padres José Antonio Donizeti Munhoz (Monte Alto) e Ermírio Ignácio dos Reis (Taiuva). 






Aparecida faz festa da Padroeira do Brasil

Publicado em 12/10/2015 as 18h

O distrito de Aparecida de Monte Alto realizou entre os dias 08 e 12/10 festejos em comemoração a Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Durante esses dias aconteceram vários shows, com leilão de prendas e assados e também uma extensa programação religiosa.


No dia 08/10 houve a celebração dos 25 anos de coroação canônica da imagem de Nossa Senhora da Conceição Montesina, presidida pelo bispo dom Eduardo Pinheiro da Silva.

Durante essa semana uma imagem de Nossa Senhora Aparecida esteve visitando as paróquias da região. No dia 11/10 deixou o distrito de Aparecida e veio para Fernando Prestes.


O término dos festejos em homenagem a padroeira aconteceu na manhã de hoje, 12/10, quando mais de 2.100, cavaleiros e amazonas participaram de uma grande cavalgada.


.

167ª FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO MONTESINA

Começa a 167ª festa em Aparecida de Monte Alto

Atualizado em 31/08/2015 as 6h30

No último dia 29/08, começou oficialmente em Aparecida de Monte Alto a 167ª  Festa de Nossa Senhora da Conceição Montesina com alvorada festiva e café comunitário. O término dos festejos será no próximo dia 10/09, apesar do ápice do evento acontecer no dia 08/09, quando é comemorado Nossa Senhora da Conceição, a “Virgem Montesina”.


A parte religiosa da festa será na igreja e a social no pavilhão armado exclusivamente para o evento, numa área ao lado do portal, como vem ocorrendo há alguns anos.  O jornal A Trombeta estará atualizando periodicamente está pagina com informações da festa.


Envie sua foto ou comentário pelo e-mail: contato@jornalatrombeta.com.br




​FAÇA SEU SITE COM A GENTE

Ligue: (16) 9 9725-9952

Galeria de imagens da festa


Centenas de motociclistas participam de romaria em Aparecida

Publicado em 02/07/2015 as 6h
Na manhã do último domingo, dia 28/06, centenas de motociclistas participaram da "Romaria dos Motoqueiros" no Santuário da Virgem Montesina em Aparecida de Monte Alto. A romaria que acontece anualmente se tornou uma tradição e atrai motoqueiros e suas motos de várias cidade da região. Após participarem da missa, os motociclistas receberam a benção feita pelo reitor do santuário, o padre Altair Tonon.


Construção de casas em AP começam a sair do papel
Publicado em 26/04/2015 as 9h







Thiago acompanha os trabalhos de topografia em Aparecida
Aparecida de Monte Alto terá uma nova praça

*Publicado em 21/09/2014 as 7h40
(foto a direita)




* Publicado em 21/09/2014 as 7h40
* Recorte acima publicado originalmente na versão impressa edição nº192 de 10/09/2014 na pag. 3