Paróquia de Santa Luzia de F. Prestes coleta “lixo eletrônico”

Publicado em 01/03/2016 as 16h30

Nesta semana, 29/02 a 05/03, a Paróquia de Santa Luzia montou um posto de coleta de lixo eletrônico no escritório paroquial na igreja matriz em Fernando Prestes.


No posto poderão ser depositados monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras e também lâmpadas usadas.


Segundo o Padre Rodrigo Baroni, essas ações denominadas de “gestos concretos” é uma iniciativa da Igreja Católica e um trabalho da Campanha da Fraternidade 2016 que é o cuidado com o planeta “a nossa casa comum”.


Essas ações serão desenvolvidas por toda a quaresma e ficaram assim distribuídas: 1ª semana: não lavar a frente da casa, apenas fazer a varrição. 2ª semana: consertar torneiras e registros que estão vazando. 3ª semana: coleta do lixo eletrônico.  4ª semana: recolher o lixo que estiver esparramado na rua e colocar em uma lixeira. 5ª semana: ° se esforçar para eliminar todos os criadouros do mosquito da dengue.


Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Devido o elevado uso de equipamentos eletrônicos na atualidade este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.


Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna ultrapassado. O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água



​​