As mortes de crianças por beberem achocolatado são falsas ou verdadeiras?

Publicado em 31/08/2016 as 7h15

Nesta semana, mais precisamente no dia 27/08 circulou pela internet e redes sociais a notícia de que uma criança morreu ingerir achocolatado de caixinha. Um áudio repassado pelo whatsapp um homem alerta para não consumir o achocolatado da marca “Toddynho” porque duas crianças teriam morrido após a ingestão do produto.


Áudios e vídeos que são divulgados pelas redes sociais e internet precisam ser analisados e apreciados com cautela, pois muitas vezes possuem conteúdo falso, manipulado e até criminoso.


Na internet existem alguns sites ( e-farsas.com, quatrocantos.com.br) que buscam de uma maneira um pouco mais aprofundada esclarecer o que é fato ou boato.


O recente “caso do Toddynho” é mencionado em pelo menos dois sites pesquisado pela Trombeta.


UOL – Em matéria de 30/08 o site publica uma reportagem intitulada “Achocolatado matou criança? Veja o que é verdade e o que é boato no caso”. Ao ler a notícia o leitor verá uma informação de que houve um caso em Cuiabá-MT da morte de uma criança  de dois anos e segundo seus pais ela teria ingerido uma caixinha de achocolatado Itambezinho.


A matéria do UOL diz ainda que a mãe falou que um tio da criança que também bebeu o achocolatado passou mal com náuseas e tonturas.

O caso foi comunicado a Polícia Civil que investiga o caso e a Anvisa determinou o recolhimento de todo o lote do achocolatado e a suspensão da venda do produto por 90 dias em todo o país.



Achocolatado Itambé que foi suspenso por 90 dias para consumo



Ainda segundo o site a empresa Itambé Alimentos S/A realizou analises no lote e não encontrou nenhum problema. Também estão sendo feitas analises pelo Ministério da Agricultura e Polícia Civil de Mato Grosso.


No site E-FARSAS a manchete da matéria de 29/08/2016 é “O achocolato Toddynho está matando crianças?”. No decorrer do conteúdo o leitor encontrará informações bem parecidas às veiculadas no UOL, inclusive a transcrição do áudio do whatsapp. O E-farsas também menciona o caso de Cuiabá e fala sobre outros boatos veiculados na internet sobre o “Toddynho”.


http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/08/30/veja-o-que-e-boato-no-caso-da-morte-de-crianca-apos-beber-achocolatado.htm)


http://www.e-farsas.com/o-achocolatado-toddynho-esta-matando-criancas.html