Como evitar o estresse no pet causado pelos fogos de artifício

Publicado em 27/12/2017 as 15h45

Pano cachorro A.jpg

Apesar dos fogos de artificio usados nas festas e principalmente no réveillon ser um bonito espetáculo, essa tradição pode causar danos aos melhores amigos do homem: os cães. Enquanto alguns não se importam, a maioria chega a entrar em verdadeiro estado de desespero. Outros podem até convulsionar.

 

Segundo Lucas Marques do Grupo Ipet, a sensibilidade auditiva do animal é cerca de quatro vezes maior do que a dos humanos. Os fogos assustam, ensurdecem e pode até causar reações instintivas de sobrevivência no animal. Cães dóceis no dia a dia, podem se tornar extremamente violentos quando expostos a repetidos fogos.

 

Outra consequência preocupante é a reação de fuga, que pode levar o cachorro a se enforcar em sua própria coleira, causar acidentes graves na tentativa de pular muros e portões, além de atropelamentos e desaparecimento. O estresse gerado no organismo do animal pode até levar a uma parada cardiorrespiratória, podendo ser fatal.

 

Contudo, algumas medidas podem ser tomadas para evitar danos ao animal. Primeiro, certifique-se de que o local onde o animal estará durante a queima de fogos é confortável e familiar. Se ele não estiver habituado com o ambiente, é importante manter por perto alguém em que o bicho confie, assim ele se sentirá seguro. O ambiente tranquilo é a melhor dica para evitar os acidentes.

 

Tentar abafar a entrada de som e diminuir a exposição do animal é outra medida importante, que também está relacionada ao ambiente. Se o animal se esconder, deixe-o escondido até que ele se sinta seguro para sair. Deixá-lo à vontade em um ambiente controlado por você é a melhor saída.

 

Existem algumas técnicas de relaxamento com massagens e sons especiais. Há ainda algumas terapias comportamentais para amenizar a sensibilidade auditiva dos bichos. Mas, é sempre importante procurar um veterinário e ouvir a indicação médica. Se o seu pet estiver com acompanhamento médico e for muito sensível aos fogos, peça a recomendação de um calmante de uso veterinário, ou então, procure administrar florais pra estresse. E lembre-se: nunca dê nenhum medicamento sem consultar um veterinário de confiança.

 

Se o pior acontecer, coloque na coleira uma plaquinha com o nome e o telefone de contato. Caso ele fuja, pode ser socorrido e devolvido em segurança para o lar. Todos os problemas podem ser evitados com planejamento, amor, prudência e cuidado.  A queima de fogos vai acontecer e é preciso estar preparado para amenizar o sofrimento e incômodo dos bichinhos.