Falece aos 98 anos João da Costa Camargo ex-prefeito de Fernando Prestes

Atualizado em 21/07/2017 as 10h50

Publicado em 20/07/2017 as 22h35

 

Faleceu no início desta noite, por volta das 18h, na cidade de Catanduva o ex-prefeito de Fernando Prestes João da Costa Camargo aos 98(NE)* anos de idade.

 

Seu velório está acontecendo na Câmara Municipal de Fernando Prestes e o sepultamento será em um jazigo da família em  Taquaritinga as 14 de amanhã 21/07.

 

João da Costa Camargo nasceu no distrito de Agulha e 09/02/1921, filho de Vergilio da Silva Camargo e Margarida da Costa Carvalho foi prefeito entre 1965 a 1968. Era casado com Cleide de Carleto e deixa  os filhos Creusa, João Jorge e Vergilio.

 

O ex-prefeito João da Costa Camargo foi o 5º chefe do Poder Executivo eleito pelo voto direto de Fernando Prestes e uma de suas principais conquistas foi a instalação do Colégio Estadual “Cristovão Colombo da Gama”.

Em sua gestão teve início a construção do prédio, onde funciona hoje a escola municipal “Profª Sophia de Atayde Oliveira Pedrassoli”.

 

Além de prefeito,  João da Costa Camargo foi suplente de delegado em 1951 e vereador nas gestões 1960/1964 e 1969/1972.

 

Como foi dito acima, João da Costa Camargo, não apenas nasceu no atual distrito de Aguha, mas é filho do fundador do local. Veja o que diz o livro “Cidade de Fernando Prestes – Resgate de sua memória”:

 

“No ano de 1911, o Sr. Vergílio da Silva Camargo adquiriu terras onde hoje situa se o Distrito de Agulha derrubando matas virgens, deu inicio às primeiras lavouras de café, juntamente com as famílias de José Francisco Salles e Gabas, Vergílio fixou-se nessa região, originando o povoado. Até o ano de 1935, Agulha pertenceu ao município de Taquaritinga, na condição de povoado, e para que o processo de emancipação política do município de Fernando Prestes fosse aprovado, necessitava-se de uma maior área de terras, conforme dispositivos legais. Propôs-se então, por acordo político, que o povoado de Agulha passasse a pertencer ao município de Fernando Prestes, sob a condição de ser elevado à categoria de Distrito, com a nova denominação de Vila Camargo, sendo tal processo concluído no ano de 1936, regulamentado pela Lei 2625, de 14 de janeiro de 1936. Fica criado o Distrito de Paz de “Vila Camargo”, no município de Fernando Prestes, em Taquaritinga – Dr. Armando Salles de Oliveira – Governador do Estado. Porém, o fato de já existir outra localidade no Estado de São Paulo com o nome de Vila Camargo, e a Legislação não permitir homonímia, optou-se pela antiga denominação de “AGULHA”. Com o predomínio da religião católica, foi realizada em 1919 a primeira missa campal no povoado. O Sr. Vergílio da Silva Camargo doou um terreno para a construção de uma igreja em louvor a São Sebastião, a qual foi construída de madeira, tendo sido realizada a primeira festa em louvor ao Santo Padroeiro aos 20 de janeiro de 1921. A Pedra Fundamental da atual Capela foi lançada em 1929 e benta pelo Padre Alexandre Colomelliz, em outubro de 1931. No ano de 1937, o Sr. Alexandre Cicconi doou um terreno onde foi construído o Cemitério Municipal de Agulha. No ano de 1968, foi implantada, em substituição ao gerador diesel, a rede de energia elétrica fornecida pela CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz.”

 

*Nota do Editor  - Existe uma divergência de datas quanto ao nascimento de João da Costa Camargo. Segundo o livro "Cidade de Fernando Prestes - Resgate de sua memória" o ex-prefeito nasceu em 09/02/1921, portanto, dois anos mais novo que o informado por seus familiares.

 

JOão Camargo1.jpg

João da Costa Camargo ex-prefeito de Fernando Prestes (1965/1968)