Fernando Prestes no combate e prevenção as drogas

Publicado em 24/08/2017 as 17h30

 

O município de Fernando Prestes seguindo uma tendência em boas práticas de responsabilidade social começa a viabilizar um grande projeto sobre prevenção e combate as drogas.

 

A partida dessa proposta começou no último 21/08 com um encontro entre funcionários públicos municipais de todas as secretarias, vereadores, representantes da comunidade (Acmfea, Rotary Club) com Márcio Servino, profissional com ampla experiência em projetos de drogadição.

 

Durante o encontro, Servino fez uma palestra aos presentes sob o tema “Legal é prevenir e Drogas na atualidade”.  A idéia não é ficar apenas em uma ou outra palestra, mas sim o envolvimento de toda comunidade, mostrando que o problema é real e de difícil solução. No entanto é preciso estar atendo e sistematicamente produzir informações sobre os males causados pelo uso de drogas sejam lícitas ou ilícitas.

 

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde de Fernando Prestes, apenas neste ano de 2017 foram internadas quatro pessoas em centros de reabilitação a dependência química, uma delas é mulher. Há também quatro adolescentes internados na Fundação Casa mostrando a magnitude da drogadição.

 

A intenção, tanto de Servino como dos gestores municipais é a criação e implantação do  Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMAD).  O Comad é um órgão de deliberação coletiva, diretamente vinculado ao gabinete do prefeito, tem por fim integrar, estimular e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução e prevenção da demanda do uso indevido de drogas.

Palestra Drogas.jpg

Palestra no Centro Cultural "Luiz Angélico" sobre drogadição