Filhote de tamanduá é resgatado por vigilante e entregue a PM

Publicado em 29/07/2016 as 6h40


No último dia 28/07 foi entregue no grupamento da Polícia Militar de Fernando Prestes por um vigilante um filhote de tamanduá bandeira com poucos dias de vida.


Segundo a polícia o animalzinho foi entregue durante a madrugada por um vigilante da América Latina Logística – ALL que trabalha na ferrovia dizendo que encontrou o filhote no trecho da Serra do Itaimbé próximo aos trilhos.


Após a entrega, o pequeno tamanduá  aparentemente muito debilitado foi acomodado e agasalhado numa caixa de papelão. Logo pela manhã policiais militares ambientais vieram buscar o filhote e o levaram para a Unesp de Jaboticabal para ser tratado adequadamente.


O tamanduá bandeira é um animal terrestre que corre risco de ser extinto, vive nas américas Central e do Sul, diferentemente de seus parentes o tamanduá mirim (também visto aqui na região) e o tamanduaí que são arborícolas.


É encontrado em diversos tipos de ambientes, desde savanas a florestas. Prefere forragear em ambientes abertos, mas utiliza florestas e áreas mais úmidas para descansar e regular a temperatura corporal. É capaz de nadar em rios amplos. Seus predadores incluem grandes felinos, como a onça-pintada e a suçuarana, e rapinantes podem predar filhotes. Apesar dos territórios individuais muitas vezes se sobreporem aos de outros, são animais primariamente solitários, sendo encontrados com outros somente em situações de cortejamento de fêmeas ou encontros agonísticos entre machos e fêmeas cuidando de filhotes. Se alimenta principalmente de formigase cupins, utilizando suas garras para cavar e a língua para coletar os insetos.


O tamanduá-bandeira é listado como "vulnerável" pela IUCN. Foi extinto em algumas partes de sua distribuição geográfica, como no Uruguai, e corre grande risco de extinção na América Central. As principais ameaças à sobrevivência da espécie são a caça e a destruição do habitat, e é um animal susceptível a ser atingido fatalmente por incêndios e atropelamentos. Apesar do risco de extinção, pode ser encontrado em inúmeras unidades de conservação, onde muitas vezes é abundante. Sua morfologia peculiar chamou a atenção de diversos povos, como na bacia Amazônica, e até hoje é retratado por muitas culturas, seja de forma carismática ou aterrorizante.


Informações adicionais obtidas em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tamandu%C3%A1-bandeira

Filhote de tamanduá na base da polícia em Fernando Prestes - Foto: Polícia Militar​



Tamanduá bandeira adulto. Imagem livre - Pixabay