H1N1 mata lavrador e mais um caso é detectado em Fernando Prestes

Publicado em 31/03/2016 as 17h45

Um lavrador de 85 anos foi a primeira vitima da gripe H1N1 em Fernando Prestes. A morte do homem aconteceu no início deste mês de março, mas até agora a Secretaria Municipal não foi comunicada oficialmente sobre o caso. História parecida com a de uma mulher de 73 anos que teve gripe H1N1 diagnosticada também em março, foi medicada, tratada e felizmente está recuperada passando bem.


Segundo Marilda Bertoline, secretária municipal da Saúde de Fernando Prestes o município não foi comunicado formalmente sobre tais casos, que foram detectados pelo sistema médico hospitalar de Catanduva. “Deveria existir uma comunicação bilateral sobre casos de H1N1 entre as secretarias municipais e o sistema médico hospitalar ambulatorial destino de pacientes com sintomas da doença para que pudéssemos realizar ações preventivas junto à população”, salientou a secretária.


Números

Como se não bastasse a dengue, zikavirus, chicungunha a gripe H1N1 vem assustando as pessoas. São 46 casos de morte no Brasil, sendo 38 delas apenas no Estado de São Paulo. A região de São José do Rio Preto é uma das que apresenta maior número de mortes pela gripe: 16 até o momento. Vale lembrar que Fernando Prestes faz parte do sistema de Saúde de São José do Rio Preto.

Diante disso o governo paulista já disponibilizou aos municípios a vacina anti H1N1 antecipando a campanha nacional prevista para começar no final de abril. No entanto quem tomar a vacina agora, deve tomar outra dose durante a campanha.


Sintomas e prevenção

Segundo o médico Dr. José Renato Daher Abrigio da Silva, do Estratégia Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde “Bento Franzoni” de Fernando Prestes além da vacinação, há outras maneiras de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias.


A secretária Marilda Bertoline, o médico Dr. José Renato e a auxiliar de enfermagem Gabriela Luchetti em reunião sobre H1N1  na UBS em Fernando Prestes

O médico orienta que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. 

Manter os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente. Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes.


A Secretaria Municipal da Saúde recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde e não realizar automedicação.