Seções de Trânsito de FP e CR são inauguradas oficialmente
Publicado em 08/03/2018 as 5h
Seções de Trânsito de FP e CR são inauguradas oficialmente

Oficialmente inaugurado: a partir da esquerda - José Augusto G. Pires Junior, Eduardo Giannetti, Carolina Calamari, Daniela Godoy Luchetti, Renata Bertozzi e Patricia Vergani

Seções de Trânsito de FP e CR são inauguradas oficialmente

O prefeito Antonio Cláudio Falchi juntamente com Giannetti, Patricia e Junioor durante inauguraçao em Cândido Rodrigues

Seções de Trânsito de FP e CR são inauguradas oficialmente

Autoridades e convidados que participaram da inauguraçao em Fernando Prestes

No último dia 06/03, o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo – Detran inaugurou oficialmente as seções de trânsito nos municípios de Fernando Prestes e Cândido Rodrigues.

 

O funcionamento das seções de trânsito é o resultado de parcerias entre as prefeituras municipais e o Detran, onde os municípios, através de convênios formais cedem o espaço físico e funcionários e, o órgão estadual provê as unidades com equipamentos, mobiliário e onde for o caso, despesas com água e energia.

 

Além de autoridades locais dos poderes Executivo e Legislativo e de funcionários das respectivas seções, as inaugurações contaram com as presenças do superintendente  da Regional Central (Araraquara), Eduardo Giannetti; José Augusto Gomes Pires Junior, Diretor Técnico II da Circunscrição Regional de Trânsito -  Ciretran  de Taquaritinga, que engloba Fernando Prestes e Cândido Rodrigues.

 

Segundo o superintendente Giannetti as seções de trânsito com atual formato de “padrão Poupatempo” é uma meta do Governo do Estado de São Paulo, onde os usuários e proprietários de veículos realizam no menor tempo possível a maioria dos procedimentos sem custo algum pela prestação de serviço. “Tudo isso está sendo oferecido ao cidadão em seu próprio município” enfatizou Giannetti.

 

Ainda segundo o superintendente, a Regional Central dividida em  15 Ciretrans e 11 seções de trânsito atende 26 municípios, com aproximadamente um milhão de veículos e 800 mil CNHs.

 

O que se pode fazer nas seções de Trânsito

 

- transferência de veículo

-licenciamento de veículo

- regularização do número do motor

- regularização do número do chassi

- desbloqueio e bloqueio de veículo

- bloqueio de licenciamento

- alteração de endereço

- comunicação de venda (inclusão e exclusão)

- emissão do cartão do idoso

 

As vistorias e colocação de placas também são feitas nos municípios, no entanto, realizadas  por empresas terceirizadas.

 

Locais de atendimento:

Fernando Prestes: Av Pedro Paulo Di Foggi, nº9 (antiga creche municipal).

Cândido Rodrigues: Paço Municipal a Rua São Paulo, 321 – Fone: (16) 3257-1133

 

Breve histórico

 

Desde que o Detran foi desvinculado da secretaria da Segurança Pública e passou para a pasta de Planejamento e Gestão em 2011, gradativamente o gerenciamento dessas unidades deixaram a Polícia Civil e passaram para servidores  do próprio órgão, inclusive em prédios com instalações exclusivas. Em Fernando Prestes e Cândido Rodrigues o Detran funcionou nas Delegacias de Polícia até maio de 2014.

 

A partir daquela data todos os serviços relacionados à documentação de trânsito foram concentrados na Ciretran “polo” de Taquaritinga, causando alguns transtornos aos proprietários de veículos, como vistorias e emplacamentos com horários reduzidos e demora na expedição dos documentos.

Ainda no ano de 2014 os representantes do Detran, através da Ciretran de Taquaritinga, que além de Fernando Prestes, também atende Cândido Rodrigues e Santa Ernestina, vinham mantendo contato com os prefeitos desses municípios para que se implantassem “postos avançados”, que aconteceu no início de 2015 oferecendo alguns serviços como transferência e licenciamento de veículos.