Castra móvel em Aparecida faz castração de 17 animais

Publicado em 27/11/2018 as 8h30

Castra movel 1.jpg

Castra móvel em Aparecida atendendo os animais do distrito

Castra movel 4.jpg

Baias com animais aguardando a castração

Castra movel 3.jpg

Visão do centro  de cirurgia e da sala de espera

O distrito de Aparecida de Monte Alto recebeu neste domingo, 25/11, o castra móvel da Associação dos Protetores dos Animais de Monte Alto   - Apama, que efetuou a castração de 17 animais entre felinos e caninos. Os procedimentos começaram as 8h30 e terminaram às 19h com a participação de duas veterinárias e ajudantes voluntárias.

 

A iniciativa da castração em Aparecida de partiu de Ana Paula Borges Zilli presidente da Apama que atendeu a solicitação de uma moradora do distrito. As castrações são gratuitas e bancadas pela entidade, no entanto é aceito o proprietário de animal que queira colaborar com o custo do procedimento.

 

O castra móvel é uma clínica veterinária adaptada em um ônibus e conta com três  espaços distintos: uma sala de recepção já na entrada do veículo; uma sala de espera e recuperação dotada com pequenas baias fixas, onde os animais aguardam antes e após  os procedimentos; e, a sala de cirurgia com duas mesas e demais utensílios utilizados nas castrações.

 

A Apama, é uma organização não governamental que esta sediada em Monte Alto e além da presidente tem a participação também voluntária das seguintes pessoas: Michelli Takamia, Susimari Nucitelli, Mariana Ceconi, Ana Paula Rodrigues e Antonio Poiani.

 

Segundo a Ana Paula Zilli a ideia da criação da ONG surgiu em 2013 quando ela viu que havia um número muito grande de cães e gatos soltos pelas ruas de Monte Alto e muitas vezes os animais eram maltratados e mortos. Desde a criação da entidade, o objetivo era a castração, principalmente das fêmeas para diminuir o número de nascimentos.

 

De acordo com esse conceito, sempre com ajuda de colaboradores e aplicando dinheiro do próprio bolso as participantes adquiriram há dois anos um ônibus que reformaram e fizeram o castra móvel. Hoje o castra móvel realiza castrações nos fins de semana nos bairros de Monte Alto e recentemente fez uma parceria com a prefeitura de Vista Alegre do Alto para atuar naquela cidade.

 

Segundo a voluntária Mariana Seconi a Apama sobrevive com parcos recursos provenientes de doações, que diminui a cada ano, e também, com arrecadação de campanhas realizadas, como por exemplo a “Panquecão” que está previsto para ocorrer em 08/12 com a venda e entrega de panquecas em Monte Alto.

 

Michelli Takamia, também voluntária na Apama disse que o problema com a super população de animais de rua tem de ser enfrentado não apenas por pessoas engajadas como é o caso da entidade que atua, mas também pelo setor público e principalmente pela sociedade. “A população deve entender que a posse de um animal de estimação deve  acontecer com muita responsabilidade. Não podemos adotar um ‘gracioso’ filhote e quando ele crescer descarta-lo como se fosse um objeto” concluiu Michelli.