Começa a 94ª festa de Santa Rita em Vista Alegre do Alto

Publicado em 11/05/2018 as 8h

Exatamente às 5h deste dia 11/05 sob a música da alvorada começou a 94ª Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia, a padroeira de Vista Alegre do Alto.

 

A Praça da Matriz estava repleta de vista alegrenses e visitantes, que juntamente com os organizadores da parte social e religiosa, ao som da Banda Santa Cecília e dos foguetes deram início a este tradicional evento regional. A comissão que está à frente dos festejos promete que serão 11 dias de muita alegria, entretenimento, oração e fé.

 

Uma recheada agenda, tanto social como religiosa está programada (veja cartaz), exceto nos dias 14 e 15/05 quando não haverá festa e apenas missa e novena.

E por falar em recheado, assim estava o café da manhã logo após a alvorada, com quase 600 pratos de bolos e pães que foram servidos aos presentes com achocolatado e café. Toda essa comida foi preparada pela comunidade que recebeu os pratinhos dos membros da comissão organizadora durante as missas que antecederam a festa.

 

O ponto alto dos festejos será no dia 22/05 quando acontece a exclusiva “Procissão histórica da vida de Santa Rita” com a participação de centenas de fiéis que interpretam personagens da época em a padroeira viveu.

 

Santa Rita de Cássia era italiana e viveu entre 1381 e 1457. Foi casada e teve filhos, no entanto morreram por lepra, doença comum na época. Com o falecimento do esposo procurou refugio em um convento e a principio foi rejeitada, pois a Ordem Agostiniana aceitava apenas mulheres solteiras. Finalmente fizeram uma exceção e aceitaram a santa em sua comunidade. Esta foi um exemplo de vida religiosa, com suas orações e suas mortificações. Ela se devotou especialmente a cuidar de irmãs doentes e a aconselhar pecadores. Por 14 anos, até sua morte, trouxe na testa um estigma, associando-se, assim, à paixão de Cristo. Morreu no Mosteiro de Cássia, em 1457 e foi canonizada em 1900