Forte chuva causa danos e assusta Fernando Prestes

Publicado em 15/01/2016 as 19h

No último dia 14/01 uma forte chuva, que durou 1h10m aproximadamente causou muitos danos materiais ao município de Fernando Prestes.


Com uma precipitação pluviométrica de 110 mm, a chuva e as enxurradas destruíram calçadas em muitas ruas, derrubaram parcialmente os muros do Estádio Municipal e do novo prédio que abrigará a Escola Estadual “Francisco Sales de Almeida Leite” e causaram medo nas famílias que residem às margens do Rio Mendes.


Além dos danos na cidade , também foram identificados várias quedas de barreiras e cabeceiras de pontes de estradas municipais. Por precaução a Prefeitura Municipal impediu o acesso temporariamente nas estradas que liga a Santa Adélia e Ariranha, pois as pontes do “Sereni” e “Furquim” tiveram as cabeceiras danificadas e se houver tráfego pode ocorrer algum acidente.  Uma

queda de barreira também ocorreu na via de acesso que liga Fernando Prestes ao distrito de Agulha e a rodovia Washington Luís, na altura do quilômetro 5. A

pista foi liberada em ambos os sentidos por volta das 20h de ontem.


Muitas imagens e informações circularam nas redes sociais desde à tarde do dia 14/01 e há postagens alertando que a ponte  situada na estrada municipal  do “Zaniboni” que liga o bairro Fundão a Fernando Prestes também foi danificada.

Apenas nestes 14 dias já choveu na cidade de Fernando Prestes, segundo dados fornecidos pela loja Ravazzi Agropecuária 367mm, contra os 58,6 de janeiro de 2015.


A última grande enchente que ocorreu em Fernando Prestes foi em 27/01/2007, a maior da história, deixou centenas de pessoas desabrigadas e matou um morador.  A administração municipal da época conseguiu recursos e construiu um grande canal a céu aberto no leito do Rio Mendes e duas novas pontes.