Fernando Prestes promove evento cultural: a 1° Interarte

Publicado em 27/11/2018 às 15h20

“A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte”. O início do segundo verso da música “Comida” dos Titãs retrata uma verdade que pode ser comprovada com a realização da 1ª Interarte de Fernando Prestes: um evento que agregou várias ações difusoras de cultura.

 

Idealizada por um grupo de entusiastas da cultura, o plano foi aceito e avalizado pelo prefeito Bento Luchetti Junior dando o início à 1ª Interarte. A ideia saiu das elucubrações e virou realidade nos dias 23 e 24/11. O palco desse evento cultural foi o Centro de Eventos “Josè Molena”. Para quem achava que sucesso é só aquilo propagado pela cultura de massa atendendo as necessidades da “mass media” se enganou. Pessoas de todas as classes sociais e idades diversas marcaram presença no evento cultural em Fernando Prestes.

 

A agenda oficial estava prevista para os dias 23 e 24/11, mas na tarde da quinta-feira, dia 22/11, começou a visitação de alunos da Rede Municipal de Ensino à feira do livro. Segundo o empresário Raul Céspedes, proprietário da Raul Livros, a interação dos visitantes com a exposição foi muito boa. “Trouxemos para Fernando Prestes mais de 4.000 títulos destinados a todas as faixas etárias e a preços acessíveis” disse o livreiro.

 

Mas a feira do livro foi apenas uma das atrações na 1ª Interarte. Na sexta-feira, dia 23/11 às 20h30 o evento foi aberto oficialmente com a participação da população, do prefeito municipal Bento Luchetti Junior da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Daniela Godoy Luchetti, da comissão organizadora, de secretários municipais e convidados.

 

Além das atrações como exposição de pinturas, fotos antigas, esculturas, desenhos, fotos e redações de um concurso com alunos das escolas municipais, os presentes apreciaram várias apresentações: Orquestra Experimental de Fernando Prestes, várias danças com integrantes do Centro Cultural Adesca de Taquaritinga e show com a Banda Guiteria de Candido Rodrigues. Tanto na sexta-feira como no sábado a prefeitura municipal patrocinou brinquedos, pipoca e algodão doce para a alegria da garotada.

 

No sábado, dia 24/11, as atividades começaram às 15h com o grupo Estação do Circo da cidade de São Carlos e a Fanfarra Municipal de Novais, que desfilaram pelas ruas da cidade e convergiram para o centro de eventos. No palco a fanfarra fez diversas apresentações e os cinco artistas circenses ficaram até o início da noite brincando e interagindo com os presentes.

 

Por volta das 16h se apresentou o grupo de dança Alexandre Mendes Ballet de Catanduva que empolgou a todos, principalmente as criança e adolescentes. As 17h foi a vez do Grupo Taiko (tambores) Yukio Yamashita de Ribeirão Preto que mostrou um pouco da música oriental. Algo inédito para Fernando Prestes e região.

 

Ainda no meio da tarde marcou presença no evento a atriz Rai Teichimam, que interpretou a Fátima na novela “Carinha de anjo” do SBT. Uma longa fila de meninos e meninas se formou para tirar fotos e conversar com a atriz. Sempre muito solícita atendeu a todos e ficou até o final da 1ª Interarte participando do sorteio de brindes, prêmios e da entrega das medalhas aos classificados nos concursos de redação, fotografia e pintura.

 

Antes dos sorteios houve a apresentação das alunas da Escola Municipal “Profª Clélia Machado de Freitas” com a dança do carimbo encerrando o evento. A comissão organizadora e idealizadores da 1ª Interarte  foram: Cirina Luz Trovó, José Roberto Almeida, José Saul Martins, Josiane Volpini Bernardes, Luiz Guilherme Salvador, Mazinho Segura, Rogério Contrera e Tânia Manjerão.

 

Os organizadores agradeceram a todas as pessoas que estiveram envolvidas e principalmente a população que participou. A comissão salientou que a 2ª Interarte já começou a ser planejada para 2019.