Roubos a bancos na região preocupa sindicato dos bancários

Publicado em 24/02/2016 as 8h

Diante de ocorrências policiais relacionadas a roubos e furtos à agências bancárias que aconteceram recentemente na região o Sindicato dos Bancários de Catanduva teme pela vida dos funcionários, clientes e usuários.


O último caso ocorrido foi em Ariranha, quando três criminosos, por volta das 12h30 do dia 18/02, armados com pistolas entraram na agência do Banco Bradesco, situada no centro da cidade,   renderam vigilantes, funcionários e clientes e roubaram o dinheiro que estava nos caixas. Levaram também o computador que armazenava as imagens das câmeras de segurança. Ninguém ficou ferido e os ladrões fugiram usando um veículo com placas de Garulhos-SP.


Aparecido Augusto Marcelo, diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva entende que a responsabilidade fica por conta da falta de uma política de segurança do Governo do Estado de São Paulo e a ausência de investimentos dos bancos. Por exemplo, a instalação de portas giratórias com detector de metais é fundamental para a segurança, ”mas os bancos insistem em fazer economia também neste quesito”, salientou Marcelo.


Ainda segundo Marcelo, a participação e o engajamento dos agentes políticos de cada cidade é muito importante para que sejam elaboradas leis que priorizem medidas de segurança, como a instalação de portas giratórias. “O sindicato enviou correspondência a todas as Câmaras Municipais onde ainda não havia a devida lei, solicitando a instalação da porta giratória e de outros instrumentos de segurança, dentre elas Ariranha, Cândido Rodrigues e Fernando Prestes, mas até agora isso não aconteceu” lamentou o sindicalista.


O sindicato também menciona a importância dos vigilantes, pois existe a necessidade de dois guardas e mais um outro, chamado de "almocista", que é o substituto para que os outros possam ter o seu horário de almoço


“Continuaremos com nossas gestões para a instalação dos equipamentos, mas a comunidade também tem que pressionar seus representantes para que tenham um olhar público e não só vistas para as urnas” concluiu Marcelo.

Aparecido Augusto Marcelo - Diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região