Tamanduá "visita" residência em Fernando Prestes e assusta moradora

Publicado em 26/11/2016 as 12h50

 

Já passava da meia noite (25/11) quando a professora Suzi Pecorari escutou um barulho estranho em sua varanda. Justamente nesse dia ela tinha deixado o portão aberto aguardando a chegada do esposo que saiu e levou o controle.

 

Suzi  moradora na Avenida da Saudade nesta cidade contou, que de imediato pensou que alguma pessoa estivesse em sua varanda. “Achei que fosse um ladrão entrei em pânico e pedi socorro aos vizinhos”. No entanto, os vizinhos já tinham visto o animal e acionado a polícia para que ele fosse retirado do local com segurança. “Quando abri a porta vi o tamanduá um pouco assustado com a movimentação de pessoas”, disse Suzi.

 

Os policiais militares conseguiram tirar o tamanduá bandeira da varanda e conduzi-lo a uma área de mata nativa nas proximidades do cemitério e do Jardim Europa aqui em Fernando Prestes.

 

Risco de ser extinto

Apesar de ser avistado com frequência aqui na região (veja matéria neste site sobre encontro de um filhote) o tamanduá bandeira é um animal que segundo  entidades ambientais corre risco de ser extinto.

 

Um dos principais motivos para o aparecimento e o aumenta da população de animais silvestres na região foi a proibição das queimadas das lavouras de cana de açúcar. Quando isso acontecia muitos animais e suas crias eram queimados junto aos canaviais.

 

Hoje é comum agricultores relatarem a presença de animais na área rural do município, tais como: tamanduás, quatis, jaguatiricas, macacos, lobos, capivaras e até mesmo suçuaranas (onças-pardas).

Foto detalhe: Márcio Sabadim/Policia Militar

Após o susto Suzi mostra onde o "visitante" tentava se enconder em sua varanda. No detalhe o tamanduá procurando se esconder atrás de um vaso antes de ser levado pelo policiais militares